Flip 10: Os personagens inesquecíveis, Paulo Mendes Campos, nova Serrote
10/07/12 09:27Em Paraty, entrou no ar o Segunda Voz, série de programinhas da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, sobre personagens que marcam escritores. Começou a ser gravada com os autores que estavam na Flip mas vai continuar. Alejandro Zambra falou de Giovanni Drogo, de “O Deserto dos Tártaros”, de Dino Buzatti, Dulce Maria Cardoso, da “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert, Javier Cercas, de “Dom Quixote”, de Cervantes; Enrique Vila-Matas, de Nick Carraway e um figurante que aparece em “O Grande Gatsby”, de F.Scott Fitzgerald; Juan Gabriel Vásquez, de Charles Marlow, de “O Coração das Trevas”, de Joseph Conrad. Esses são alguns que estão no ar, para escutar todos e acompanhar, vá por aqui.
Para os que amam Paulo Mendes Campos (como eu): “Carta a Otto ou Um Coração em Agosto” é o livreto com uma carta do cronista ao amigo Otto Lara Resende que teve lançamento durante a Flip, no último fim-de-semana.
O trechinho do fim da carta e o começo dos versos: “Otto, mermãozinho, às 6 horas parnasianas de uma tarde carioca me canso de “literatura” e resolvo fazer literatura. Mas não sei. Então, escreverei um poema. E escrevo para você.”
A boa notícia é que já estão a caminho novos volumes de PMC, cujo acervo é agora guardado no Instituto Moreira Salles.
Este post breve tem uma terceira recomendação: a nova “Serrote”, de que já consegui ver/ler coisas ótimas, como as fotografias do incrível André Kertész, o ensaio de Enrique Vila-Matas sobre Marguerite Duras e uma carta de Samuel Beckett sobre “Esperando Godot” antes de sua estreia, na década de 1950.
Li, de um só fôlego, a “Carta a Otto”, editada pelo IMS em excepcional iniciativa, lá mesmo em Paraty durante a FLIP. Me emocionei bastante; recomendo vivamente a leitura do texto.
Sou apaixonada por cartas trocadas entre escritores! Sempre fico supercuriosa para lê-las. Também vou “dar uma ouvida” nesses programas de rádio, parecem ótimos! Bjos!!
Bárbara, o IMS tem muitas cartas do PMC, os planos são esses, fazer livros com o material que for possível.