Bloomsday: o que tem para fazer até o dia 16
13/06/12 23:15Este post é para lembrar do Bloomsday, que acontece em todo o mundo no dia 16 em homenagem a James Joyce e seu “Ulisses” –com y ou i, agora temos nova tradução, de Caetano Galindo, vá por aqui para saber qual é, se ainda não a viu.
Esta semana, a Casa Guilherme de Almeida e o Finnegan´s Pub, em São Paulo, têm essa programação, vá por aqui, até o site “Vá se For Ler” (!).
ATUALIZAÇÃO às 15h30 – Um jornalista brasileiro que é leitor de Borges e vive hoje em Londres vai a Dublin no próximo sábado e acaba de prometer relato exclusivo para o blog.
ATUALIZAÇÃO às 22h30 – No pé desse ótimo texto sobre o novo “Ulisses”, há uma lista de eventos em várias cidades; vá por aqui, no blog da Companhia das Letras, dica de Diana Passy
***
Para ver o que há no Bloomsday em Dublin e no mundo, vá por aqui. Foi de lá que pesquei a imagem que abre o post, essas moças vestidas com roupas da época.
No ex-blog, fiz alguns posts sobre o dia de Joyce, vá por aqui e por aqui, o último maior e mais bacana.
O leitor pode encontrar mais coisas: vá por aqui , onde há ótima série de posts escritos por Alfredo Monte, no seu blog Montes de Leitura, sobre Joyce, a nova tradução de “Ulisses” e o centenário do Bloomsday.
***
O blog está este mês em navegação de cabotagem : posts mais rápidos e curtos.
***
Na Bahia dos anos 1990, em homenagem a Joyce, uma amiga e eu fomos capazes de ler a biografia de sua mulher, Nora Barnacle, escrita por Brenda Maddox —alguém aí sabe do que estou falando? Denuncie-se nos comentários.
Joselia, aconteceu uma coincidência engraçada. Eu sempre leio seu blog e fiquei contente quando você direcionou o pessoal para o meu blog (Vá se for ler!) para a programação do Bloomsday. Mas, antes que eu pudesse comentar com o resto da equipe do blog, a Chris publicou lá um texto mencionando um artigo seu na Folha! rs Aliás, é ela a criadora do nome do blog, que você pareceu achar inusitado, rs. Bem, obrigada pela menção à nossa página e continuarei passando por aqui sempre! Abraços
Bárbara, adorei o nome e fiquei passada por não ter conhecido vocês antes; desde quando estrearam? Vou lá me ver. 🙂
Estreamos em setembro do ano passado, é um blog novinho ainda. Obrigada pelo elogio! Grande abraço! 🙂
🙂
Oi Joselia,
A BBC 4 vai fazer uma leitura inteira de Ulysses. Cinco horas e meia, em 7 partes.
P quem tiver o sabado livre, e for meio louco(a):
http://tunein.com/tuner/?StationId=50577&
E aqui uma nota sobre a producao:
http://www.guardian.co.uk/tv-and-radio/tvandradioblog/2012/jun/15/ulysses-becomes-radio-4-marathon
Alejo, valeu! Pena, não vou poder escutar 🙂
Josélia, a gente fez aqui uma lista de todos os bloomsdays de que estamos sabendo: http://www.blogdacompanhia.com.br/2012/06/sllt/ 😉
obrigada, Diana, vou incluir :)) apareça.
Josélia, incrível o que James Joyce foi capaz de fazer, de forma consciente ou não, de sua obra. O escritor José Sarney poderia tentar imitar.
Aproveito para perguntar se as estantes afetivas não virão para esta página, ao menos as que existiam no ex-blog.
Guilherme, são tantos assuntos variados no seu comentário que nem sei por onde começar 🙂
Sobre as estantes afetivas – às vezes penso em retomá-las, até porque há listas inéditas; às vezes acho que são coisas para ficar lá no ex blog, no passado, um arquivo que a gente visita de quando em vez.