Aquiles e a guerra de Tróia: estreante vence Orange Prize com romance histórico
30/05/12 16:04
A estreante Madeline Miller venceu o Orange Prize, prêmio britânico para autoras que escrevem em língua inglesa, deu agora o “Guardian”, vá por aqui. É a quarta americana consecutiva. Bateu veteranas que pareciam ter mais vantagem, como Cynthia Ozick, Ann Patchett e Anne Enright, como contei neste post.
Seu “A canção de Aquiles” é uma história da guerra de Tróia, conflito entre gregos e troianos no século 2 a.C. tratado desde a “Ilíada”, de Homero. A capa me faz pensar em best-seller histórico. O que será que tem de “inventivo e original”, como disse o júri, para levar o prêmio? A ver.
A obra sai no Brasil pelo grupo Pensamento, informou Maria Fernanda Rodrigues no Estadão semanas atrás _vá por aqui para ver também editoras brasileiras de outros finalistas.
Este é o trailer.
Josélia,
deve ter havido algum engano – erro de digitação, talvez – quanto a “data” da Guerra de Troia (ou da narrativa da Guerra de Troia). Afinal, Homero cantou-a bem antes do século II a. C. Não é mesmo?
No mais, parabéns pelo blog e pelos textos na Bravo!
Daniel, entre século III e II a. C. De fato, se considerar século III, temos aí mil anos de diferença 🙂 Obrigada pela leitura. Apareça.
As vezes eu fico me perguntando, como a mitologia ainda nos fascina!!! Lembrei de um livro lendo sua matéria: “O Poder do Mito” do Joseph Campbell : “As oportunidades para procurar forças mais profundas em nós mesmos vêm quando a vida parece mais desafiadora”.
Hoje percebemos que os mitos ainda continuam nos desafiando. A guerra de Tróia é apenas uma metáfora das guerras que todos nos combatemos em nossas vidas!
Abraço.
Danilo Pereira
A Guerra de Tróia foi mais uma entre os anunnaki/nefilim. Mais especificamente entre a turma de Zeus(Júpiter/Baal/Shamash na Suméria)