W.G. Sebald em filme, versos e música
29/02/12 17:26“Patience” é o documentário de Grant Gee que refaz a viagem do alemão W.G. Sebald em Suffolk, costa leste da Inglaterra, e originou seu “Os Anéis de Saturno”. Acaba de estrear lá fora. Não consegui confirmar quando chega por aqui –quando souber, volto para atualizar o post.
Este é o trailer.
Os sebaldólogos –inventei a palavra agora, talvez exista outra melhor– são ardorosamente fiéis, porém muito discretos.
Vi o trailer ontem ao mesmo tempo no mural de vários deles no Facebook.
Foi o mote para que outros sebaldólogos –eu incluída– começassem timidamente a compartilhar informações dispersas sobre nosso grande escritor contemporâneo morto tão cedo, em 2001, aos 57 anos, de acidente de carro.
Um novo volume de poemas –poucos se lembram que o autor de romances e ensaios também fez versos– já pode ser comprado em formato digital ou encomendado em hardcover. Feliz da vida, fiz este post ano passado.
Descobri ontem via Laura Erber este outro projeto de audiovisual inspirado em Sebald, de Tacita Dean, e mais outros, como este de música e teatro relatado em blog por Jérôme Combier e Pierre Nouvel.
Fui procurar mais coisas, e como não conhecia? Este blog, Vertigo, dedicado a literatura e arte tendo o autor como espinha dorsal. Imediatamente me cadastrei para receber as atualizações, por email e twitter, como qualquer bom sebaldólogo deve fazer.
Corra para ler “Austerlitz”, publicado em 2008 pela Companhia das Letras, se ainda não o conhece. O mais recente, lançado no finzinho do ano passado, é “Guerra Área e Literatura”.
link para o documentario sobre Sebald http://avaxhome.ws/video/Format/documentary/Patience.After.Sebald.2012.html
obrigada, Marcus, depois vou indicar no blog a sua sugestão
Oi Joselia, muito legal o seu blog.
Eu ainda nao li Sebald, apesar de muita gente recomendar. Em algum momento vou ler.
Um escritor novo que eu gostei muito, e que aparentemente eh muito influenciado pelo Sebald, eh o Teju Cole, um nigeriano-americano que acabou de escrever seu primeiro romance (embora ele tenha uma “novella” anterior que foi publicada so na Nigeria). O romance chama Open City. http://www.tejucole.com/books/
Eu nao sei se a traducao em portugues ta pronta, mas de qualquer forma, se vc e fa do Sebald, talvez vc goste do Cole.
Um abraco,
nunca li Teju Cole, obrigada pela sugestão.