Boa noite, iPad
28/02/12 15:35“Boa noite, Lua” é um livro infantil bastante popular nos EUA desde que saiu, em 1947. No enredo, uma criança dá boa noite a todos os objetos do quarto. É escrito com rimas simples (“room, moon”) por Margaret Wise Brown, ilustrado em tons bastante vivos por Clement Hurd. Com o sucesso, surgiram as inevitáveis paródias, como dá para ver já pelo breve levantamento que a wikipedia reúne. A edição brasileira que encontrei na pesquisa online de minutos atrás é da Martins –é provável que tenha sido publicado antes.
A mais nova paródia é de alguém (quem?) que se chama Ann Droyd (sim, androide, a brincadeira é óbvia, pelo que entendi), pseudônimo de um autor (a) de histórias infantis que tem publicado coisas razoável e comercialmente bem sucedidas.
O livro, à venda tanto em formato digital quanto impresso pelo grupo Penguin, se chama “Good Night, iPad – A Parody for The Next Generation” (“Boa noite, iPad -Uma Paródia para a Próxima Geração”). Li essa história no divertido e inteligente Brain Pickings, de Maria Popova.
É hora de dormir, e então é preciso dizer boa noite a toda tralha eletrônica.
Dois links
Essa paródia ao “Boa Noite, Lua” me lembrou a cizânia na Jornada de Passo Fundo que registrei no antigo blog em agosto passado: “Apps para crianças – deformam ou não deformam? Existe idade certa para começar a ler aplicativos?”
Uma história dos livros ilustrados para criança, sob ponto de vista americano/inglês, você encontra aqui, texto que a “Atlantic” publicou esses dias tendo um novo livro como mote. É assinado pela Maria Popova, do Brain Pickings que citei lá em cima.
Texto muito legal. Visitinha rápida…